Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Entenda o que é ERP e como ele pode ajudar na sua empresa

O ERP é mais um exemplo da integração da tecnologia aos negócios, independente do setor e ramo de atuação. Trata-se de uma ferramenta que permite otimizar a gestão e obter resultados mais eficazes em toda a cadeia de processos, da produção às vendas. Com isso, a empresa pode melhorar sua produtividade e aumentar seus lucros.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira nosso post e entenda o que é ERP e como ele pode ajudar sua empresa.

Afinal, o que é ERP?

ERP é uma sigla que, em inglês, representa “Enterprise Resource Planning”. Em português, isso significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Esta sigla é usada para se referir a um certo tipo de software de gestão.

A forma mais simples de definir o escopo de atividades do ERP seria: tudo. O ERP pode ser usado como um sistema gerencial que engloba todas as áreas da empresa, tanto administrativas quanto operacionais.

O ERP é modular, ou seja, diferentes áreas são controladas através de módulos específicos. Além disso, ele também pode ser alterado de maneira personalizada para incluir funções específicas.

Como o ERP interfere na lucratividade?

O ERP tem como principal vantagem a praticidade para centralizar informações. Para um gestor que precisa tomar decisões estratégicas, isso faz uma grande diferença. Com o ERP é possível, por exemplo:

  • Cruzar os dados de compras do setor de supply chain com os dados de consumo da produção para identificar se há desperdício de matéria-prima.
  • Cruzar os dados de faturamento com os dados de vendas para identificar os produtos que geram mais lucratividade.
  • Cruzar os dados de cartão de ponto dos funcionários com os dados eficiência da produção para identificar a necessidade de um novo turno de trabalho.

Como isso pode levar a uma maior lucratividade? É simples: o ERP permite que você, o gestor, veja sua empresa como um todo. Assim, você consegue enxergar onde estão os gargalos, por que eles surgiram, o que eles estão causando e qual o seu impacto no negócio.

Com a ajuda do ERP, você identifica quais processos não estão atingindo a produtividade esperada. A partir disso, é possível traçar estratégias adequadas para eliminar obstáculos e otimizar os resultados.

Isso somente é possível porque você entende tudo o que vem antes e depois do gargalo. Decisões tomadas de maneira “míope”, enxergando apenas o problema e não o contexto, trazem resultados superficiais e podem piorar a situação a longo prazo.

Quais são as outras vantagens do ERP?

Vale a pena ressaltar, ainda, que a otimização dos processos e o aumento na produtividade/lucratividade é apenas um dos aspectos positivos de adotar um ERP. Ele traz ainda outras vantagens.

Em primeiro lugar, permite criar registros digitais. Isso significa que as informações da sua empresa serão preservadas com maior segurança e por mais tempo. Históricos comerciais, financeiros, logísticos e outros ficam automaticamente salvos nos servidores através do ERP, e podem ser consultados de maneira prática a qualquer momento para solucionar problemas junto aos clientes, fornecedores e outros stakeholders.

Outra vantagem do ERP é que, devido à sua estrutura modular, mesmo que todas as informações estejam centralizadas, o acesso sempre será restrito. Somente quem tem acesso a determinado módulo pode visualizar as informações que foram inseridas nele.

Como os parâmetros de acesso são configuráveis, é possível ainda, estipular permissões diferentes para cada funcionário da empresa, de acordo com sua função e suas atribuições. Assim, a confidencialidade é preservada.

O ERP pode ajudar o seu negócio a eliminar gargalos, reduzir custos, otimizar processos, melhorar a lucratividade e até mesmo organizar suas atividades internas. E, junto com a SAP, a Uppertools leva até você soluções em aplicações ERPs, que ajudarão a sua empresa a ter clareza e novos horizontes, fazendo parte da nova realidade da transformação digital.

E se você quiser saber muito mais sobre sistemas ERP, preparamos um webinar repleto de informações! Você pode assisti-lo no link https://youtu.be/NKpgV5rlFbY.