Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como o ERP pode auxiliar na redução de custos?

No panorama econômico atual do país, a redução dos custos em uma empresa é de extrema importância. No entanto, diminuir os gastos nem sempre é tarefa fácil e se faz necessária a colaboração de toda a equipe. E é aqui que o sistema ERP entra como um bom aliado.

Hoje o ERP é uma ferramenta bastante acessível até para pequenas empresas. O software pode ser adaptável às necessidades da organização e os resultados que ele proporciona valem todo o investimento.

Como o ERP centraliza todos os processos da empresa em um só software, os gastos com sistemas e manutenção diminui consideravelmente.

Confira aqui como o sistema ERP pode auxiliar a sua empresa na redução dos custos:

Geração eficiente de relatórios
Com o sistema ERP implementado, será possível ter acesso a informações completas sobre o negócio como um todo. O programa gera relatórios que irão possibilitar a avaliação dos custos setor a setor. Tomar uma decisão sabendo que foi a coisa certa a fazer é uma das vantagens de quem possui um sistema ERP. Dessa forma, o empreendedor possui embasamento para fazer o corte de gastos desnecessários e pode pensar em ações que tragam mais lucro para a empresa.

Direciona possíveis melhorias
O ERP pode fazer uma análise de desempenho profunda, listando os índices de retrabalho, ociosidade e desperdício do tempo, apontando ao empreendedor quais processos necessitam de melhorias. Com esse estudo em mãos, os gestores podem fazer ajustes para adequar as equipes às reais demandas do trabalho.

Aumenta a produtividade
A organização trazida à empresa pelo ERP ajuda a poupar mão de obra. Os colaboradores passam menos tempo em busca de uma informação e isso aumenta a produtividade.

Evita o desperdício
Controlar suprimentos em planilhas manuais pode demandar tempo. O ERP também pode auxiliar com esse controle preciso, que levará ao corte de desperdícios e compras desnecessárias.

Melhora a gestão do estoque
Eficiência e segurança. É nessas duas palavras que o ERP baseia a gestão do estoque. Isso acontece porque, uma vez integrado aos outros sistemas, o ERP gera notificações para diversos setores, permitindo que a empresa faça um planejamento de compras mais eficiente.

Aumenta a eficiência da organização
O que, sem o ERP, seria uma série de processos, com ele, se resumem em um só: valendo-se do sistema, a organização torna-se mais eficiente pois o programa gera informações para o estoque, para o marketing e para o financeiro. E essa integração ainda traz outro benefício: diminui a incidência de erros que, manualmente, aconteceriam.

Compartilhamento de informações
Como o ERP pode estar integrado a sistemas e softwares de fornecedores e/ou clientes, há uma grande melhoria na troca de informações. Tarefas como vendas previstas, ordens de compras e produção acabam se tornando bem mais eficientes, evitando incidentes de última hora que demandam custos altos.

Vimos que a integração de vários processos dentro de uma só plataforma pode trazer inúmeras vantagens para o seu negócio. Agora queremos saber de você: que sugestões teria para reduzir os custos da sua empresa com a implantação do ERP?