Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como escolher um ERP?

Como escolher um ERP?

Como competitividade é palavra de ordem no mercado, ficar para trás não é nada interessante. E ter um sistema de gestão que automatize a empresa como um todo pode fazer com que a organização dê um salto considerável na frente dos concorrentes.

Mas, alguns gestores podem ficar confusos na hora de escolher um bom sistema ERP. Por ser uma escolha complexa, cheia de pormenores e com custo razoavelmente alto, muitas coisas são importantes e precisam ser observadas para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Então, inevitavelmente, os gestores vão se perguntar: o que é preciso levar em conta quando optar pelo software? Em caso de dúvida veja aqui algumas dicas para começar a escolher bem o sistema ERP que irá implementar na sua empresa:

Saiba o que quer
O fornecedor só vai entregar um produto que atenda a sua empresa se souber exatamente o que você quer. Por isso, tenha em mente exatamente o que é imprescindível para a empresa. Mapeie todos os processos que serão automatizados, de forma que todas as necessidades sejam entendidas. Em tempo de mobilidade, não se esqueça dos telefones celulares e tablets: se a sua empresa fizer uso deles, prefira sistemas que contemplem os usuários móveis.

Não acredite em promessas
O fornecedor vai dizer que o sistema faz isso e aquilo. Dessa forma, ouça com atenção todas as funcionalidades que ele aponta e peça que faça uma demonstração. Jamais acredite sem testar e nunca adquira um sistema baseado somente na desenvoltura do vendedor. Eles costumam ser bem treinados para convencer o cliente de que ele está fazendo um excelente negócio.

Fuja de sistemas baratos e com implementação rápida
Lembra o ditado que diz “o barato saiu caro”? Ele se encaixa perfeitamente aqui. A economia que a empresa acha que está fazendo optando por um ERP mais em conta poderá se traduzir em altos gastos no futuro. Fique de olho nisso!

Defina responsáveis
Como a implementação de um sistema ERP é um projeto bastante complexo, é preciso que haja uma definição de escopo clara, o alinhamento de todos os setores envolvidos, muita dedicação na execução, cuidado no cumprimento do cronograma e olho nos custos. Por isso há que ter responsáveis. A equipe montada para responder pelo ERP o fará desde a escolha até a implantação final do sistema.

Faça uma pesquisa
Os usuários são uma excelente fonte de pesquisa. Por isso, marque visitas a algumas empresas que utilizem o mesmo ERP que você pretende implantar na sua organização. Questione, entenda e veja se ele realmente atende às suas necessidades. Veja com quem já usa como é o atendimento do suporte, como fazer backup. Oriente-se quanto à plataforma do software e a do banco de dados.

O que os gestores precisam ter muito claro em suas mentes é que o sistema deve se encaixar nas necessidades da empresa, e não o contrário. Então, capriche no mapeamento dos processos e construa uma base sólida para a escolha do ERP da sua empresa.

E você, o que considera importante na hora de escolher um sistema ERP? Divida suas impressões conosco!