Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

Como eliminar horas improdutivas na sua empresa

Em 2014, uma reportagem realizada pela revista The Economist criticou bastante o mercado de trabalho no Brasil, dando um destaque especial à improdutividade dos trabalhadores. Com o título “Soneca de 50 anos”, a publicação cita que os brasileiros “são gloriosamente improdutivos” e que “eles devem acordar do seu repouso”. E segundo os especialistas, uma série de fatores explicam essa fraca produtividade, como o baixo investimento em tecnologias que melhoram o ambiente organizacional.

Sem estas, os funcionários não conseguem garantir os melhores produtos e serviços, e atender toda a demanda de clientes – as principais metas do planejamento de qualquer empresa. Mas, embora a tarefa de eliminar as horas improdutivas pareça complicada, a implementação de algumas medidas e sistemas de gestão, como o ERP, já são suficientes para fazer com que seus colaboradores alcancem ou até ultrapassem as metas estipuladas. A seguir, veja como esta solução consegue eliminar as horas improdutivas na sua empresa:

Melhoria dos processos organizacionais

Trabalhos manuais, falta de organização e tempo excessivo para a execução de tarefas rotineiras. Todos estes problemas geram dados inconsistentes e retrabalho, e fazem com que o negócio perca recursos financeiros e vantagens competitivas no mercado em que atua.

Logo, o primeiro passo para banir as horas improdutivas na sua empresa é eliminar todas essas questões prejudiciais, através de uma solução integrada de gestão. Após a sua implantação e treinamento dos profissionais, a melhoria no fluxo de informações no seu negócio será visível.

O ERP também irá gerar, com o tempo, uma série de outros benefícios, como a proposição de soluções para gargalos de processos, finanças e investimentos. Além disso, a organização das atividades ficará muito mais fácil, possibilitando que o gestor controle e acompanhe cada atividade. Dessa forma, a empresa conseguirá cumprir melhor os prazos e satisfazer seus clientes.

Menor tempo de execução das atividades

Um ambiente repleto de planilhas, arquivos e papéis totalmente desorganizados requer mais tempo da equipe para a execução das atividades, já que o rápido acesso à informação está dificultado. Com um ERP, os colaboradores podem acessar dados de maneira ágil e otimizada, o que reduz a quantidade de horas trabalhadas.

E através das informações contidas no próprio software, os gestores conseguem identificar as necessidades da equipe em tempo real, o que ajuda a evitar paradas e atrasos nos processos.

Além da redução do tempo gasto na execução das tarefas, o que possibilita o aumento da produtividade em outras atividades pendentes, há a diminuição da quantidade de colaboradoras necessários para cumpri-las e do retrabalho, o que gera uma redução enorme de custos.

Maior controle da equipe

Outro fator que acarreta o desperdício de tempo é a falta de prioridades. Muitos profissionais têm dificuldade de se planejar e estabelecer prioridades frente às atividades que devem executar, enquanto que a organização não possui metas claras e altera frequentemente os seus processos de trabalho.

Com um ERP, o gestor consegue fazer uma análise da performance dos colaboradores e do desempenho da sua empresa como um todo, pois o sistema oferece o apontamento do total de horas trabalhadas e paradas nos processos, além de muitos outros indicativos.

E com os relatórios fornecidos pelo ERP, o empresário pode eliminar todos esses problemas e tomar decisões estratégicas mais assertivas, que certamente ditarão o futuro da organização. Há ainda a possibilidade de fazer uma análise profunda dos custos gerenciais e produtivos, com o objetivo de reduzir perdas e desperdícios.

Sua empresa já conta com um sistema ERP para eliminar as horas improdutivas? Ainda tem alguma dúvida sobre essa incrível solução? Conte-a para a gente nos comentários!