Informações e Contatos

  • Av. Antonio Carlos Comitre, 525 - 8° Andar - Ed. Crystal Plaza
    Campolim - Sorocaba/SP - Brasil
  • contato@uppertools.com.br
  • +55 (15) 3519-3535
  • +55 (15) 98174-1763

Siga a gente

Blog

5 erros de gestão que não podem ocorrer de forma alguma

Desenvolver uma gestão perfeita, pautada nas melhores práticas para o setor no qual a empresa atua, é a meta de todo gestor comprometido. Entretanto, a realidade muitas vezes acaba sendo diferente do que foi idealizada, erros de gestão são cometidos e, a partir daí, as coisas podem se complicar.

Para alertá-lo sobre os cinco erros que não podem ocorrer em seu negócio, preparamos este post. Leia-o e informe-se!

Erros de Gestão #1: Ignorar a concorrência

Empreendedor que não leva em consideração o tamanho e a qualidade da sua concorrência assume o risco de trabalhar às cegas, um dos maiores erros de gestão. E isso é impensável em um mundo que, cada vez mais, exige total visão do gestor. Conhecer o que seu concorrente oferece, e por quanto, é ter a possibilidade de analisar a competitividade da sua empresa em relação às demais e fazer ajustes, quando necessário.

Erros de Gestão #2: Viver o dia

Abrir as portas dependendo única e exclusivamente do movimento do dia para manter-se nos negócios: esse erro de gestão derruba qualquer empresa. Empreendimentos necessitam ter capital de giro para prosperar: É ele que impede o empresário de precisar buscar recursos caros, como os conseguidos com os empréstimos de urgência. Também é com o capital de giro que o gestor defenderá a reputação da sua empresa, garantindo a realização dos pagamentos mesmo em períodos difíceis.

Erros de Gestão #3: Não fazer fluxo de caixa

Deixar de fazer um fluxo de caixa eficiente é abrir mão de uma ferramenta das mais úteis à vida da empresa. Muito além do que um simples registro das entradas e saídas dos recursos que negócio proporciona, o fluxo de caixa permite enxergar o desempenho em épocas distintas e, assim, programar ações no curto, médio e longo prazos.

Erros de Gestão #4: Faltar planejamento

Por mais que pareça um erro que acontece somente nos negócios com pouco tempo de funcionamento, a falta de um plano de negócio bem fundamentado está ligada também a empresas já com anos de vida. E o fato delas sobreviverem sem ele não diminui a importância do gestor reunir, o quanto antes, o máximo possível de informações sobre o setor em que atua e estudar todos os aspectos capazes de maximizar os resultados do seu negócio.

Erros de Gestão #5: Distanciar-se do negócio

A sabedoria popular acerta quando alerta para o fato de que somente sob o olhar do dono é que o gado engorda. Essa é a mais pura realidade: ao distanciar-se da empresa e monitorar sua rotina remotamente, o gestor estará confiando o que é seu a outros. Essa tomada de decisão, dependendo do momento no qual o negócio está, pode ser perigosa: nos primeiros anos, principalmente, a presença do empresário é essencial para o bom desempenho do negócio.

Para afastar de vez os riscos de cometer erros de gestão, usar um sistema integrado de gestão empresarial — ERP — tem tudo para ser a solução. Com ele, as informações financeiras, de vendas, clientes e demais processos da empresa são integradas, permitindo acompanhamento constante e minimizando os problemas de administração. Saiba mais sobre o assunto lendo o post “Qual software Sap é o mais indicado para a gestão da sua empresa”.

Não deixe de complementar seus estudos baixando o E-book “Um guia sobre Governança Corporativa”. Clique aqui e baixe agora mesmo!